quarta-feira, 3 de julho de 2013

Fichamento: Funções e Papéis da Tecnologia


Vieira, Alexandre Thomaz Vieira.  Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.



RESUMO:

O autor ressalta a importância do uso das tecnologias como essencial ferramenta no processo pedagógico, diz ainda que professores e gestores devem estar preparados para lidar com as TICs.

CITAÇÕES DO TEXTO:

“Sabemos dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno, seja em atividades de programação de rotinas e processos; como de organização, registro, acesso, manipulação e apresentação de informações com aplicativos; além das atividades de simulação de experimentos relacionados com as ciências naturais e sociais; de comunicação e acesso à base de dados via e-mail e Internet.(p.1)”

Entre as formas importantes de fazer esse salto de dado para informação, podemos mencionar:

-” Contextualização: tendo em vista o contexto em que os dados se inserem, podemos entender qual a finalidade de conhecer esses dados. Por exemplo, se os alunos de uma determinada classe tiram, com freqüência, notas baixas de Língua Portuguesa, pode-se deduzir o porquê de ser importante registrar as notas dessa classe ao longo do tempo”.

- “Categorização: conhecemos as unidades de análise ou os componentes essenciais dos dados. Prosseguindo com o exemplo que analisamos acima, poderíamos coletar as notas de Língua Portuguesa das demais classes da mesma série da escola. Nesse caso, a unidade de análise reside no conjunto de notas de L. P. dos alunos da série X da escola Y”.

- “Cálculo: os dados podem ser analisados matematicamente ou estatisticamente. Prosseguindo com exemplo, podemos calcular o porcentual de alunos que não conseguiu nota 5, nota 7 e assim por diante, bem como fazermos comparações entre as notas do diurno com o noturno, ou da classe cujo professor é A com aquela em que o professor é B”.

-” Correção: dados errados, ou pouco confiáveis, são eliminados”.

- “Condensação: os dados podem ser organizados em tabelas, em resumos, de modo mais conciso.Por exemplo, podemos simplesmente dizer que no mês de maio, todos os alunos tiraram nota superior a 5 em L.P”. (p.2/3)

“Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados; ficam também para nós a função de definir os aspectos relativos à categorização, ao cálculo e à condensação dos dados.(p.3)”

“A criação de um ambiente informatizado, que tenha como objetivo gerenciar dados e informações para permitir a criação e melhoria de conhecimento sobre os processos da escola requer de nossa parte, muito bom senso.

Há pontos importantes que poderão nos ajudar a decidir a respeito de projetos dessa natureza:

- “Começar pela organização das informações que são consideradas as mais relevantes”.

- “Iniciar com um projeto-piloto limitado a um ponto bem determinado, deixando que iniciativas adicionais sejam estabelecidas a partir de novas demandas”.

- “Trabalhar em múltiplas frentes simultaneamente (tecnologia, organização, cultura)”.

- “Não adiar a implementação dos estudos relativos a aspectos que temos a certeza de que são problemáticos, pois em pouco tempo, poderá ser tarde demais”.

- “Conquistar, o mais rapidamente possível, o envolvimento de toda a organização.“(p.5/6)

COMENTÁRIO:


Aceitar que as TICs surgiram como mais uma arma para o crescimento educativo é muito importante, afinal elas oferecem a possibilidade de disponibilizar informações em tempo real, oferecem também uma maior possibilidade de participação de todos os membros da sociedade. Porém, quando se fala em participação, deve-se levar em conta que todas as pessoas envolvidas devem estar preparadas para utilizá-las.
Por isso, é necessário repensar para promover experiências de aprendizagem interdisciplinares, interativas e colaborativas. Tanto os gestores quanto os professores têm de estar preparados para lidar com as TICs se aprimorando, estudando e se especializando.

QUESTIONAMENTOS:

1) Só a introdução das TICs no processo educacional, já são suficientes para uma boa gestão?

2) Dentre as principais consequências que se pode destacar sobre a resistência dos profissionais da educação à utilização das TICs, quais podemos destacar?

3) Como se deve enxergar o avanço das TICs nas escolas?



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