Vieira, Alexandre Thomaz Vieira. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.
RESUMO:
O
autor ressalta a importância do uso das tecnologias como essencial ferramenta no processo pedagógico, diz ainda que professores e
gestores devem estar preparados para lidar com as TICs.
CITAÇÕES
DO TEXTO:
“Sabemos
dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho
pedagógico com o aluno, seja em atividades de programação de
rotinas e processos; como de organização, registro, acesso,
manipulação e apresentação de informações com aplicativos; além
das atividades de simulação de experimentos relacionados com as
ciências naturais e sociais; de comunicação e acesso à base de
dados via e-mail e Internet.(p.1)”
Entre
as formas importantes de fazer esse salto de dado para informação,
podemos mencionar:
-”
Contextualização: tendo em vista o contexto em que os dados se
inserem, podemos entender qual a finalidade de conhecer esses dados.
Por exemplo, se os alunos de uma determinada classe tiram, com
freqüência, notas baixas de Língua Portuguesa, pode-se deduzir o
porquê de ser importante registrar as notas dessa classe ao longo do
tempo”.
-
“Categorização: conhecemos as unidades de análise ou os
componentes essenciais dos dados. Prosseguindo com o exemplo que
analisamos acima, poderíamos coletar as notas de Língua Portuguesa
das demais classes da mesma série da escola. Nesse caso, a unidade
de análise reside no conjunto de notas de L. P. dos alunos da série
X da escola Y”.
-
“Cálculo: os dados podem ser analisados matematicamente ou
estatisticamente. Prosseguindo com exemplo, podemos calcular o
porcentual de alunos que não conseguiu nota 5, nota 7 e assim por
diante, bem como fazermos comparações entre as notas do diurno com
o noturno, ou da classe cujo professor é A com aquela em que o
professor é B”.
-”
Correção: dados errados, ou pouco confiáveis, são eliminados”.
-
“Condensação: os dados podem ser organizados em tabelas, em
resumos, de modo mais conciso.Por exemplo, podemos simplesmente dizer
que no mês de maio, todos os alunos tiraram nota superior a 5 em
L.P”. (p.2/3)
“Computadores
podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em
informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no que se
refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados; ficam também
para nós a função de definir os aspectos relativos à
categorização, ao cálculo e à condensação dos dados.(p.3)”
“A
criação de um ambiente informatizado, que tenha como objetivo
gerenciar dados e informações para permitir a criação e melhoria
de conhecimento sobre os processos da escola requer de nossa parte,
muito bom senso.
Há
pontos importantes que poderão nos ajudar a decidir a respeito de
projetos dessa natureza:
-
“Começar pela organização das informações que são
consideradas as mais relevantes”.
-
“Iniciar com um projeto-piloto limitado a um ponto bem determinado,
deixando que iniciativas adicionais sejam estabelecidas a partir de
novas demandas”.
-
“Trabalhar em múltiplas frentes simultaneamente (tecnologia,
organização, cultura)”.
-
“Não adiar a implementação dos estudos relativos a aspectos que
temos a certeza de que são problemáticos, pois em pouco tempo,
poderá ser tarde demais”.
-
“Conquistar, o mais rapidamente possível, o envolvimento de toda a
organização.“(p.5/6)
COMENTÁRIO:
Aceitar
que as TICs surgiram como mais uma arma para o crescimento educativo
é muito importante, afinal elas oferecem a possibilidade de
disponibilizar informações em tempo real, oferecem também uma
maior possibilidade de participação de todos os membros da
sociedade. Porém, quando se fala em participação, deve-se levar em
conta que todas as pessoas envolvidas devem estar preparadas para
utilizá-las.
Por
isso, é necessário repensar para promover experiências de
aprendizagem interdisciplinares, interativas e colaborativas. Tanto
os gestores quanto os professores têm de estar preparados para lidar
com as TICs se aprimorando, estudando e se especializando.
QUESTIONAMENTOS:
1)
Só a introdução das TICs no processo educacional, já são
suficientes para uma boa gestão?
2)
Dentre as principais consequências que se pode destacar sobre a
resistência dos profissionais da educação à utilização das
TICs, quais podemos destacar?
3)
Como se deve enxergar o avanço das TICs nas escolas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário